Com grande alegria e entusiasmo o Canil Itanhandu apresenta este trabalho de visualização do padrão da raça fila brasileiro. Nem sempre é fácil associar as descrições do padrão às características que deverão estar presentes no puro fila brasileiro. Com as informações inseridas neste trabalho pode-se atingir uma plena compreensão entre o que está definido como sendo o padrão da raça e a sua visualização no próprio animal.

Depois de mais de um ano de pesquisa em que contamos com o apoio do Amigo e Juiz do CAFIB Jonas Tadeu Iacovantuono, pudemos demonstrar de forma didática e explicativa todos os componentes do fenótipo do fila brasileiro que deverão atender às normas previstas na exata descrição do padrão.

Esperamos que este trabalho contribua para uma correta compreensão das qualidades natas do puro fila brasileiro, e que assim todos aqueles envolvidos na preservação e no aprimoramento da raça busquem, sem ressalvas, a defesa e a produção de animais que apresentem as verdadeiras e autênticas características do fila brasileiro.

Mas é importante salientar que o propósito de elaboração desta obra de visualização do padrão não surgiu por acaso ou mero oportunismo. Como instrumento de auxílio na defesa e preservação da raça, este trabalho é decorrência dos ensinamentos transmitidos por aqueles que, na década de 1970, mais precisamente em 1978, fundaram o CAFIB e até hoje demonstram incansável preocupação e dedicação à preservação do autêntico fila brasileiro, não cedendo de forma alguma às diversas opiniões que, sem qualquer justificativa plausível, questionam a postura ética e de rigor na defesa das normas reguladoras da pureza rácica.

Com a mesma obstinação o Canil Itanhandu trilha os caminhos abertos pelo CAFIB, buscando sempre a preservação do fila brasileiro detentor das características impostas pelo padrão e difundindo a conscientização da busca pelo cão autêntico, típico, de estrutura e de temperamento corretos.

Com muito orgulho de poder contribuir para a raça fila brasileiro tão amada e admirada, queremos prestar nossa homenagem a Airton Campbell, Luis Antônio Maciel e Américo Cardoso do Santos Jr. que, com afinco e admirável persistência, criaram o CAFIB como Entidade defensora da raça e norteadora para os criadores, e até hoje dedicam especial atenção às atividades desenvolvidas pelo Clube em diversos países.  Ao lado destes precursores ainda contamos com a árdua e combatente atuação do amigo Francisco Peltier de Queiroz. Como "Pai do CAFIB" não mede esforços na defesa do fila puro e na denúncia e rejeição dos cães mestiços, garantindo ao CAFIB respeito e o amplo reconhecimento da comunidade cinológica como Entidade defensora incondicional da raça. 

Itanhandu, Minas Gerais, outubro de 2011

Cintia e Gerson R. Junqueira de Barros
Canil Itanhandu

Gerson e Cintia

Canil Itanhandu

PADRÃO DA RAÇA FILA BRASILEIRO