top of page
Faixa do Fila Brasileiro-1.png

Gerson e Cintia

Canil Itanhandu

"Nosso compromisso é com 

o Fila Brasileiro.
O que for melhor para o Fila

será o melhor para nós."

Jonas CAFIB.png

Jonas Tadeu Iacovantuono

Com grande satisfação, recebi convite de Cíntia e Gerson para acompanhar um trabalho a respeito do Padrão do Cão Fila Brasileiro que estava sendo realizado pelo Canil Itanhandu. Ora, este assunto vem recebendo especial atenção por parte de criadores e aficcionados pela raça, conforme podemos identificar pelo sem número de artigos, textos e comentários, principalmente via internet. Aquiesci de imediato, pela amizade, conhecimento e propósito que emanam dos detentores do afixo Itanhandu.

O padrão do Cão Fila Brasileiro, aceito e trabalhado, é o do CAFIB, entendendo-se aqui o fenomenal trabalho de Paulo Santos Cruz, Pai da Raça e Mestre da Criação. Não nos ocorre discuti-lo, mas entendê-lo e visualizá-lo item por item conforme sua descrição. E por que isso? Ora, basicamente para que mesmo com poucas informações, o interessado na raça possa visualmente perceber os caracteres exteriores da raça, que via de regra formam o conjunto que nos atrai. A imagem, o fenótipo do exemplar da raça, extraordinariamente trabalhado e divulgado por uma série de veículos, principalmente pelos exemplares do Jornal O Fila, recebe agora uma visão "modernizada", através de fotografias e vídeos. Portanto, o que quer o Canil Itanhandu?

Simplesmente em seu site, a partir das imagens de um exemplar de sua criação, tentar visualizar os caracteres aparentes do Padrão, de tal sorte a facilitar ao leigo seu entendimento inicial. Neste momento, não estamos colocando o Padrão como objeto de uma discussão, mas como de uma apreciação, ainda que nem sempre tenhamos conseguido visualmente expressá-lo da melhor maneira possível, pelo que solicitamos compreensão para a ausência de veia artística, que sabe como realizar os melhores enquadramentos.

Assim escolhido o macho PACARÁ DO ITANHANDU, de bom manejo para as fotos, foi o mesmo utilizado como o modelo. O mais importante: Pacará é um exemplar Fila Brasileiro, que carrega em si características aparentes que demonstram estar "dentro do padrão. Ele não é o padrão. É tão somente um dos exemplares do canil, que por sua facilidade de manejo foi utilizado como modelo. Carrega e apresenta a tipologia da raça, em escalas variadas e que aos olhos de diferentes

apreciadores e julgadores da raça foi e é considerado UM FILA BRASILEIRO, conforme várias avaliações, em diversas exposições do CAFIB (Guaratinguetá, Amparo, São Carlos, Quatis, Itanhandu,...) pelos juízes Jonas Tadeu Iacovantuono, Airton Campbell, Mariana Campbell, Caico Cintra, Luiz Fernando Zaneth Coelli..., obtendo qualificações de Fenótipo Muito Bom e Bom, bem como de Temperamento. Portanto, reafirma-se: o exemplar utilizado não é o padrão, mas está nele.

Jonas Tadeu Iacovantuono, agosto de 2010

PADRÃO DA RAÇA FILA BRASILEIRO

Com grande alegria e entusiasmo o Canil Itanhandu apresenta este trabalho de visualização do padrão da raça fila brasileiro. Nem sempre é fácil associar as descrições do padrão às características que deverão estar presentes no puro fila brasileiro. Com as informações inseridas neste trabalho pode-se atingir uma plena compreensão entre o que está definido como sendo o padrão da raça e a sua visualização no próprio animal.

Depois de mais de um ano de pesquisa em que contamos com o apoio do Amigo e Juiz do CAFIB Jonas Tadeu Iacovantuono, pudemos demonstrar de forma didática e explicativa todos os componentes do fenótipo do fila brasileiro que deverão atender às normas previstas na exata descrição do padrão.

Esperamos que este trabalho contribua para uma correta compreensão das qualidades natas do puro fila brasileiro, e que assim todos aqueles envolvidos na preservação e no aprimoramento da raça busquem, sem ressalvas, a defesa e a produção de animais que apresentem as verdadeiras e autênticas características do fila brasileiro.

Mas é importante salientar que o propósito de elaboração desta obra de visualização do padrão não surgiu por acaso ou mero oportunismo. Como instrumento de auxílio na defesa e preservação da raça, este trabalho é decorrência dos ensinamentos transmitidos por aqueles que, na década de 1970, mais precisamente em 1978, fundaram o CAFIB e até hoje demonstram incansável preocupação e dedicação à preservação do autêntico fila brasileiro, não cedendo de forma alguma às diversas opiniões que, sem qualquer justificativa plausível, questionam a postura ética e de rigor na defesa das normas reguladoras da pureza rácica.

Com a mesma obstinação o Canil Itanhandu trilha os caminhos abertos pelo CAFIB, buscando sempre a preservação do fila brasileiro detentor das características impostas pelo padrão e difundindo a conscientização da busca pelo cão autêntico, típico, de estrutura e de temperamento corretos.

Com muito orgulho de poder contribuir para a raça fila brasileiro tão amada e admirada, queremos prestar nossa homenagem a Airton Campbell, Luis Antônio Maciel e Américo Cardoso do Santos Jr. que, com afinco e admirável persistência, criaram o CAFIB como Entidade defensora da raça e norteadora para os criadores, e até hoje dedicam especial atenção às atividades desenvolvidas pelo Clube em diversos países.  Ao lado destes precursores ainda contamos com a árdua e combatente atuação do amigo Francisco Peltier de Queiroz. Como "Pai do CAFIB" não mede esforços na defesa do fila puro e na denúncia e rejeição dos cães mestiços, garantindo ao CAFIB respeito e o amplo reconhecimento da comunidade cinológica como Entidade defensora incondicional da raça. 

Itanhandu, Minas Gerais, outubro de 2011

Cintia e Gerson R. Junqueira de Barros
Canil Itanhandu

bottom of page